Dicas de boas práticas ambientais em loteamentos

Postado :
21 de maio de 2021
Postado :
Regina
Compartilhar :

A FTA convidou o engenheiro agronômico José Fernando Calistron Valle, que atua na área de reflorestamento e de recuperação de áreas degradadas e também na de desenvolvimento de projeto ambientais desde 1990, para dar dicas de boas práticas ambientais para todas famílias que moram em residenciais.

Em homenagem aos 40 anos da FTA, divulgaremos nas nossas redes sociais dicas para ajudar quem está em busca de informações sobre jardinagem, decoração ou deseja conhecer melhor a área de desenvolvimento imobiliário.

Além de embelezar, por que ter um jardim ou uma área gramada é importante?
O ideal é que se reserve uma área permeável, com grama ou com um jardim. Isso favorece muita a infiltração de água e a contribuição para lençol freático. Também é ideal evitar impermeabilizar todo o lote, colocando cimento em tudo e não deixando nenhuma área permeável. A melhor indicação é o incentivo à plantação de jardim.

Quais tipos de plantas melhor se adaptam ao jardim?
Qualquer tipo de planta. Nos jardins, você pode ter plantas rasteiras, como grama, que mantém a umidade e a permeabilidade do solo. Pode ter plantas ornamentais, principalmente flores. Um tipo de arbusto indicado é o que é conhecido como “neve da montanha” que dá flores brancas nesta época do ano. Em relação às flores, a região é propícia para várias delas, exceção às de inverno. Mas a preferência são as rosas, em especial as multicoloridas. Mas as orientações que devem ser sempre seguidas são a de se evitar a impermeabilização total do lote, lembrando que a Secretaria do Meio Ambiente sugere que, para cada área de 200 m2, se deixe pelo menos 5 m2 de área permeável, onde se planta o jardim e que pode ser na frente ou no fundo da casa.

Por quê optar por árvores de espécies nativas é importante?
Utilizando-se espécies nativas em arborização urbana cria-se um conceito interessante que é o de florestas urbanas. As árvores nativas plantadas nas ruas ou em bosques servem de abrigo, de alimentação e de proteção de animais silvestres, principalmente os passarinhos. Quando a arborização estiver consolidada, a expectativa é que a região fique lotada de passarinhos. É um fenômeno que está se espalhando pelas cidades, onde já observamos tucanos, sanhaços, sabiás, que são pássaros que estavam sumidos e que estão reaparecendo por causa dessas florestas urbanas.

Como as árvores devem ser plantadas?
As árvores devem ser plantadas nos dois lados das ruas, e principalmente nos limites dos lotes, o que não atrapalha a construção da casa e nem a entrada da garagem. Também é importante porque desta forma não se caracteriza a dominialidade da árvore, ou seja, nenhum proprietário é dono das árvores… todos são donos das árvores. Estando em um espaço público, todos têm direitos de propriedade e dever de cuidar delas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

    Agende sua Visita