FTA Desenvolvimento Imobiliário S.A

Objetivo

O objetivo da Política de Privacidade da FTA Desenvolvimento Imobiliário S.A. (“FTA”) é demonstrar que, para nós, a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais e dos registros eletrônicos deixados por você (“Cliente”) ao acessar nosso site são parte essencial do nosso negócio.

Através dessa política, reafirmamos nosso compromisso com os valores acima descritos e esclarecemos tópicos importantes sobre como tratamos seus dados pessoais, com quem compartilhamos e como garantimos sua segurança, além de explicitar seus direitos como titular de dados pessoais.

Como coletamos seus dados pessoais

Durante seu relacionamento com a FTA, é possível que você nos forneça dados pessoais através do website da FTA (www.fta.com.br), em contato on-line com nossos profissionais ou diretamente com nossos colaboradores na nossa sede ou nas nossas filiais, seja pelo interesse na aquisição de uma unidade, seja para a realização de parcerias ou de distratos, seja pelo interesse em integrar nossa equipe e outros. O tratamento desses dados contribui e viabiliza a prestação de serviços e oferta de produtos pela FTA e varia de acordo com sua relação conosco (cliente, parceiro, investidor, fornecedor, colaborador ou outra, conforme aplicável).

Há, ainda, alguns dados pessoais que, conforme o caso, precisaremos coletar com a ajuda de terceiros (corretores, órgãos públicos e de proteção ao crédito), e que coletamos de forma automática durante seu acesso ao nosso website, a fim de cumprir todas as etapas necessárias para a consolidação do seu relacionamento conosco.

Assim, há basicamente duas formas de coleta de seus dados pessoais pela FTA:

  • Dados pessoais fornecidos diretamente por você

A FTA coleta as informações que você nos fornece quando preenche um de nossos formulários, quando entrega documentos aos nossos colaboradores para fins de aprovação de uma proposta de compra e venda, quando nos entrega, pessoalmente ou on-line, seu currículo, quando informa seus dados para conferência para iniciar parcerias, dentre outras, a depender da necessidade.

  • Dados que obtemos de terceiros ou automaticamente

A FTA coleta seus dados pessoais, também, através dos corretores parceiros que atuam em nossa sede ou filiais, em sites de órgãos públicos e de órgão de proteção de crédito, como o SPC e o SERASA, além disso, para os interessados em participar de nossa equipe, coletamos os dados que você fornece para os sites de busca de vagas, como CATHO e LinkedIn.

Nosso website coleta cookies, endereço de IP e logs de acesso a fim de obter métricas sobre perfil e comportamento dos nossos usuários e possibilitar o aprimoramento de nosso website.

Quais dados pessoais coletamos e para que coletamos

  1. Dados coletados para fins de cadastro, enriquecimento da experiência e contato com todos os interessados em manter um relacionamento conosco:

– nome completo, e-mail, telefone e data de nascimento.

  1. Dados coletados de acordo com a intenção de relacionamento a ser iniciado (além dos descritos no item 1):

– dados bancários, RG, CPF, estado civil, endereço e score de crédito (fornecedores, clientes e parceiros de negócio);

– dados bancários, RG, CPF, estado civil, endereço, nome da mãe, escolaridade, número da CTPS, certificado de reservista, número do PIS, FGTS, informações sobre cônjuge e dependentes, experiência de empregos anteriores, cargo e dados de saúde (colaboradores e candidatos a vagas).

Independentemente de quais sejam os dados fornecidos por você à FTA, utilizaremos apenas os que forem, de fato, necessários e relevantes para o alcance das finalidades declaradas a você ao tempo da coleta dos dados.

  1. Dados necessários:

A FTA depende diretamente da coleta de alguns dos dados informados acima, destacadamente dos dados cadastrais. Caso sua opção seja por não fornecer algum desses dados, é possível que não consigamos lhe prestar nossos serviços.

  1. Veracidade dos dados:

O cliente é o responsável pela veracidade dos dados fornecidos à FTA, assim, a FTA se resguarda no direito de se negar a tratar seus dados pessoais se tiver razões para crer que esse tratamento possa trazer riscos jurídicos ou operacionais à FTA ou, ainda, se nossos serviços e produtos estiverem sendo utilizados para fins ilícitos.

  1. Base de dados

As bases de dados formadas a partir da coleta dos seus dados pessoais é de responsabilidade e de propriedade da FTA, sendo assim, tanto o uso e o acesso quanto o compartilhamento desses dados (se necessário) serão realizados nos estritos limites legais e descritos nesta política.

  1. Dados pessoais sensíveis

A FTA não trata dados definidos como sensíveis, assim entendidos como aqueles relacionados à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, tampouco dados de crianças, assim considerados os indivíduos menores de 12 anos, para as finalidades gerais aqui dispostas. Na remota hipótese em que for necessário o tratamento desses dados, solicitaremos o consentimento específico e destacado do usuário ou de seus responsáveis, com base nas hipóteses autorizadoras pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Com quem a FTA compartilhará seus dados pessoais

A FTA possui parcerias com corretores e outras empresas que nos auxiliam na manutenção da nossa estrutura administrativa e na prestação dos melhores serviços para você. Desse modo, a FTA poderá compartilhar seus dados pessoais, dentro das hipóteses e limites dispostos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e nas circunstâncias descritas abaixo:

  1. Com fornecedores, como escritórios de advocacia e contabilidade, nas hipóteses em que tais informações forem necessárias para a elaboração de documentos contábeis obrigatórios ou para a elaboração de contratos e documentos legais.
  2. Com fornecedores de armazenamento em nuvem, gerenciamento de banco de dados e de bases de dados para organização de leads e envio de correspondências de marketing, circunstância em que, caso você não queira mais receber esse tipo de contato, basta entrar em contato com a FTA através do formulário (clique aqui) e solicitar a exclusão dos seus dados pessoais desses sistemas.
  3. Com empresas parceiras apenas para desenvolvimento e prestação de serviços direcionados a você, dentro da finalidade para a qual você nos forneceu seus dados pessoais.
  4. Com autoridades judiciais, administrativas, governamentais ou cartórios, desde que haja determinação legal, requisição oficial ou ordem judicial.
  5. Com instituições financeiras para fins de proteção ao crédito.
  6. Com as administradoras de condomínio ou com a associação de moradores de nossos empreendimentos, para fins de cadastro, controle de acesso e cobrança das respectivas taxas.
  7. De forma automática, em caso de movimentações societárias, como incorporação, aquisição e/ou fusão da FTA ou de uma de suas subsidiárias.
  8. Seus dados pessoais NÃO serão compartilhados com fabricantes de móveis planejados, outras incorporadoras ou fornecedores de outros itens de construção ou domésticos. Caso você receba algum contato desse tipo de fabricante que nos indique como a fonte de seus dados, por favor, entre em contato conosco, e estaremos prontos para ajudá-lo a resguardar sua privacidade.

Como mantemos seus dados pessoais seguros e como você pode protegê-los

  1. A FTA envida todos os esforços razoáveis e necessários para a proteção de seus dados pessoais, fazendo uso de diversas ferramentas tecnológicas, como firewalls, proteção de servidores com antivírus, antimalware, dentre outros, além de manter seus arquivos físicos em segurança na sua sede em estruturas com chaves, alarmes e proteções anti-incêndio, a fim de garantir a integridade, a confidencialidade, a autenticidade e a disponibilidade dos seus dados pessoais.
  2. Todos os dados pessoais tratados pela FTA são armazenados em servidores próprios ou em serviços de nuvem confiáveis, com seus servidores localizados em países com regras de proteção de dados tão ou mais rígidas que as do Brasil.
  3. Todos os nossos funcionários estão contratualmente obrigados a respeitar o sigilo sobre suas informações pessoais e só as utilizarem para as finalidades adequadas, sob pena de responsabilização pessoal sobre os danos eventualmente causados.
  4. A FTA possui uma arquitetura de TI que possibilita apenas as pessoas autorizadas a acessarem seus dados pessoais, mantendo logs e registros de quem os acessou e quando os acessou, a fim de ser possível averiguar qualquer uso indevido ou vazamento.
  5. Além dos esforços técnicos, a FTA também adota medidas institucionais visando à proteção de dados pessoais, de modo que mantém seu programa de privacidade aplicado às suas atividades e constantemente atualizado e melhorado.
  6. Embora a FTA adote os melhores esforços no sentido de preservar sua privacidade e proteger seus dados pessoais, nenhuma transmissão de informações é totalmente segura, de modo que a FTA não pode garantir integralmente que todas as informações que recebe e/ou envia não possam ser alvo de acessos não autorizados perpetrados por meio de métodos desenvolvidos para obter informações de forma indevida, como falhas técnicas, vírus, engenharias sociais ou invasões do banco de dados do site. No entanto, a FTA se compromete a acompanhar a evolução tecnológica na sua governança interna para manter-se sempre atualizada em relação aos mecanismos de segurança razoavelmente disponíveis em seus sistemas de armazenamento de dados.
  7. Na remota hipótese de incidência de episódios dessa natureza, a FTA garante o pleno esforço para remediar as consequências do evento, além de investigar e sujeitar os responsáveis por eventual incidente às medidas legais cabíveis.

Quais são seus direitos como titular de dados pessoais e como exercê-los

  1. Confirmação da Existência de Tratamento e Acesso – Basta entrar em contato com a FTA através do formulário (clique aqui) informando seu nome e CPF (caso ainda não seja cliente) ou nome do empreendimento e número do seu lote, e solicitar uma confirmação da existência de tratamento e lhe informaremos, em até 15 dias úteis, se tratamos seus dados pessoais e, em caso positivo, quais dados são tratados, para quais finalidades, por quanto tempo, com qual base legal e se porventura seus dados foram compartilhados com alguma entidade pública ou privada.
  2. Correção de Dados Incompletos, Inexatos ou Desatualizados – Basta entrar em contato com a FTA através do formulário (clique aqui) identificando-se e informando quais dados estão incompletos, inexatos ou desatualizados, informando, também, o dado correto e, se for o caso, apresentando documento que comprove o erro, e, em até 15 dias úteis, realizaremos a correção ou complementação.
  3. Anonimização, Bloqueio ou Eliminação de Dados Desnecessários, Excessivos ou Tratados em Desconformidade com a Lei – A FTA não trata dados pessoais desnecessários, em excesso ou em desconformidade com a LGPD, mas, na remota possibilidade de que seus dados pessoais estejam sendo tratados em uma dessas hipóteses, basta entrar em contato com a FTA através do formulário (clique aqui) e promoveremos, em até 15 dias, a remoção ou anonimização desses dados pessoais.
  4. Portabilidade – Caso deseje, podemos transferir seus dados pessoais que temos armazenados a outros fornecedores, para tanto, é necessário que nos envie um documento assinado (física ou digitalmente), requerendo expressamente a portabilidade e informando para qual fornecedor devemos transferir. Nesse caso, a FTA não responderá por danos e irregularidades porventura causados por esse fornecedor.
  5. Revogação do Consentimento – Em todos os casos nos quais o tratamento de seus dados pessoais ocorra com base no seu consentimento, basta entrar em contato com a FTA através do formulário (clique aqui) informando que está revogando seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais, e os eliminaremos ou anonimizaremos.

Contato, legislação aplicável e ficha técnica

  1. Se você necessitar de outras informações ou possuir preocupações relativas ao tratamento dos seus dados pessoais, não hesite em nos contactar através do e-mail fta@fta.com.br ou do telefone (19) 3753-3753.
  2. Este documento poderá sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio, em função de alterações legislativas ou normativas expedidas por autoridades, destacadamente a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). Caso haja uma atualização neste aviso de privacidade, você será informado através da página principal do nosso site, e, se dessa atualização decorrer a necessidade do seu consentimento para algum tratamento, entraremos em contato por e-mail.
  3. Este aviso de privacidade foi elaborado em atendimento à Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), bem como ao Marco Civil da Internet e ao Código de Defesa do Consumidor. O Foro aplicável para discussões judiciais decorrentes desta política será o de Campinas/SP.
  4. Versão do Documento: 1.1 – Responsáveis Técnicos: Henrique Faria, Patrícia Testa e Sabrina Albuquerque.