Tipos de Sistemas Construtivos

Postado :
21 de outubro de 2021
Postado :
Regina
Compartilhar :

Conheça os tipos de sistemas construtivos e soluções industrializadas para a construção da casa dos seus sonhos

A industrialização da construção civil surge como uma alternativa para escalar a produção e para permitir maior controle da qualidade do que está sendo feito na obra. A industrialização na construção civil consiste basicamente em aplicar processos industriais no canteiro de obras. Nessa entrevista com o engenheiro da FTA, Marcelo Tanaka, vamos conhecer algumas soluções industrializadas que podem substituir os processos artesanais.

Painéis arquitetônicos
São painéis de concreto de alta resistência e pré-fabricados, que chegam a obra prontos para serem instalados em fechamentos (geralmente fachadas). Podem ter diferentes texturas. A instalação dos painéis é por meio de inserts metálicos, que são fixados tanto nas peças quanto na estrutura da edificação. Geralmente utilizado em fachadas de edifícios.

Painéis metálicos termoisolantes
Composto, basicamente, de material isolante (poliuretano (PUR), poli-isocianurato (PIR), poliestireno expandido (EPS) ou lã de rocha (LDR), revestido por finas chapas de aço galvanizado. Por ter excelente isolante térmico, é mais utilizado em fachadas e paredes externas.

Banheiro pronto
São banheiros pré-fabricados completos que chegam prontos para serem instalados na obra, bastando apenas conectar às redes de água, esgoto e energia elétrica. Muito recomendado onde há repetições de banheiros (exemplo hotéis, hospitais e centros comerciais), pois são fabricados em linha de produção. Podem ser personalizados.

Estrutura de aço
É um método construtivo onde os elementos estruturais (pilares, vigas, pergolados, treliças, etc) são constituídos de perfis metálicos, geralmente aço. O fechamento (paredes) pode ser com qualquer outro material (alvenaria, gesso, painéis pré-moldados, etc).

Estrutura pré-fabricada de concreto
É um método construtivo onde os elementos estruturais (pilares, vigas, lajes) são em concreto armado pré-fabricados, ou seja, são produzidos em uma indústria, fora do local onde serão empregados. O fechamento (paredes) pode ser com qualquer outro material (alvenaria, gesso, painéis pré-moldados, etc); É muito utilizado em obras comerciais e industriais. Em geral, a obra com pré-fabricados é mais rápida. Em função da maior velocidade de execução, pode acontecer vantagens como a ocupação antecipada do imóvel e rapidez no retorno do capital investido. A produção de pré-fabricados de concreto prevê o uso racionalizado de matérias-primas, garantindo mais sustentabilidade.

Steel frame
É um sistema construtivo industrializado e altamente racionalizado e preciso. Ele é constituído por estruturas de perfis de aço galvanizado, que formam o esqueleto da edificação. O fechamento é com placas (cimentícias, madeira, drywall, etc). Sua estrutura é composta basicamente por fechamento externo, isolantes termoacústicos e fechamento interno.

Placas cimentícias
São chapas lisas produzidas em fibrocimento utilizadas para fechamentos (paredes), forros, fachadas, entre outros elementos. São mais utilizadas no sistema construtivo steel frame. Possuem diversos tamanhos e espessuras.

Wood frame
Trata-se de um sistema construtivo em que os elementos estruturais (pilares, montantes, vigas, lajes, cobertura) e fechamentos (paredes) são de madeira. A parte estrutural (montantes e travessas) é composta por madeira maciça, enquanto as chapas de fechamento são de OSB (Oriented Strand Board). A sustentabilidade é um dos principais benefícios de uma obra de Wood frame porque as construções de madeira têm menos impacto ambiental do que construções convencionais que utilizam o concreto. Outros benefícios são menor quantidade de resíduos, fonte renovável/madeira, velocidade e facilidade que ajudam no prazo de entrega.

Parede e blocos EPS
O EPS (poliestireno expandido) é popularmente conhecido como isopor e também pode ser utilizado na construção de casas. Suas diversas variações de densidade garantem uma alta resistência. É possível construir as paredes de EPS a partir de blocos que se encaixam uns nos outros, conforme a planta ou por meio de painéis com grelhas aramadas. O EPS é 100% reciclável. Sua resistência mecânica é alta. A construção é mais ágil e prática, possibilitando diferentes tipos de acabamento e há excelente isolamento térmico e acústico.

Os tradicionais

Concreto armado e alvenaria
É a técnica ainda mais utilizada no Brasil. Nesse sistema de construção, criamos uma estrutura que dá sustentação para a edificação. Ela é composta por pilares, vigas e lajes de concreto armado. Utilizam-se blocos de cerâmica ou concreto para complementá-la. Os materiais são os tradicionais cimento, pedras, areia, ferragem, os blocos, entre outros.

Alvenaria estrutural
Já na alvenaria estrutural o principal material utilizado são os blocos de cerâmica ou de concreto. Os blocos fazem a função estrutural e de vedação. É um sistema econômico, tem menos desperdício de materiais, necessita de menos mão de obra e a qualidade da execução é maior.

Fontes:
www.escolaengenharia.com.br
www.vivadecora.com.br
www.mapadaobra.com.br
www.aecweb.com.br
www.banheiropronto.com.br
www.entendaantes.com.br
www.sienge.com.br
www.bassani.com.br

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

    Agende sua Visita