FTA entrega obras do TVO e presenteia moradores

O ano de 2019 nem começou, mas dá para afirmar que os compradores de lotes do Terras da Estância terão um “feliz ano novo”. Isso porque a FTA Desenvolvimento Imobiliário S.A. informou que os seus clientes poderão, a partir do próximo ano, construir suas casas no Terras da Estância, porque a empreendedora inicia, neste mês (dezembro de 2018), a entrega das obras exigidas pelo TVO (Termo de Verificação de Obras), documento que é emitido pela Prefeitura de Paulínia após a conclusão das obras de infraestrutura, atestando que foram executadas, conforme explica o engenheiro Marcelo Tanaka, da FTA.

Tanaka confirma que as obras exigidas para a emissão do TVO e a consequente aprovação, por decreto, do loteamento (guias e sarjetas, pavimentação asfáltica, galerias de águas pluviais, rede de água potável, rede de afastamento de esgotos sanitários, redes de energia elétrica domiciliar e iluminação pública e arborização urbana) foram concluídas.

Outra boa notícia: os compradores de lotes poderão iniciar as obras de construção dos imóveis após a aprovação do projeto da residência na Associação de Proprietários e na Prefeitura, que aprova o projeto após a emissão do TVO.

Durante os três primeiros meses de 2019, a FTA entregará as academias ao ar livre (ecológicas e metálicas), a barreira verde do bosque, a barreira verde do Monte Alegre, os bicicletários, as calçadas de grama e as esculturas; concluirá a iluminação de lazer (led e fotovoltaica), os minicampos de futebol, as mobílias e decoração e o muro interno;  finalizará o paisagismo, o playground ecológico, as praças de convívio, as quadras poliesportivas, a sede e o depósito, assim como a trilha ecológica e a usina fotovoltaica. As áreas comuns serão oficialmente colocadas à disposição dos moradores após o encerramento total das obras.

A contribuição à Associação (“taxa de condomínio”) começará a ser paga quando todas as obras forem entregues, o que está previsto para 31 de março de 2019. Portanto a partir de abril.

Alguns presentes que serão entregues:

Tanaka destaca algumas das obras que estão sendo realizadas no loteamento. Na arborização do bosque, estão sendo plantadas 12.715 mudas de diversas espécies nativas (35 espécies diferentes), em uma área de 76.290m². Em relação à arborização do sistema viário, o engenheiro informa que 1.232 mudas de nove espécies (Mini Flamboyant, Resedá, Pau-Fava, Ipê Mirim, Árvore da China, Resedá Gigante, Aroeira, Ipê Amarelo e Ipê Roxo) foram cultivadas. As árvores foram plantadas nas calçadas, nas divisas dos lotes, exceto nos locais onde há poste. As espécies foram escolhidas com o cuidado de não interferir na rede elétrica e não danificar a calçada, além de serem resistentes.

 

A trilha ecológica, de 1.200 metros de extensão, foi projetada, segundo Tanaka, com a preocupação de propiciar aos moradores a chance de aproveitar ao máximo o espaço verde do bosque. “Será uma trilha apropriada para caminhar ou correr, com cascalho, e iluminada”, afirmou.

Entre os presentes que os moradores do loteamento receberão, está o alambrado instalado pela FTA para o fechamento de uma área de 27.247,35m², que foi doada à Prefeitura de Paulínia, localizada nas proximidades da rotatória da Avenida dos Trabalhadores. O alambrado evitará que eventualmente pessoas usem o local para jogar lixo ou entulho, além de reforçar a segurança. Graças à iniciativa da FTA, a Associação de Proprietários não precisará arcar com essa despesa.

Uma “barreira verde” de vegetação, implantada por dentro do muro do bosque, formada por uma linha de Sansão do Campo e duas linhas de eucalipto cheiroso, é outro presente da FTA.

Também está incluído nesse “pacote de presentes extras” a barreira verde que será plantada junto ao muro que faz divisa com o bairro Monte Alegre, e tornará o visual da área mais atraente e onde será plantado Podocarpo, que atinge mais de 6 metros de altura.

O morador do Terras da Estância usufruirá também de generosa luminosidade noturna ao longo do loteamento. A FTA entregará todos os sistemas de lazer (praças, campos de futebol e quadras de areia) iluminados em LED. Apesar do maior custo para instalação, a FTA optou pelo LED por ser mais eficiente e econômico.

O benefício será todo da Associação, pois terá a conta mais barata. A minipraças, por serem mais isoladas, serão iluminadas com sistema fotovoltaico. “É um sistema que capta, converte e armazena a energia durante o dia, e utiliza essa energia à noite, acendendo a luminária no poste”, explica o engenheiro Tanaka.

Para que o condômino entenda melhor a vantagem da iluminação com LED em relação à convencional, Tanaka esclarece as diferenças de custos entre os dois sistemas e também sobre a significativa economia na conta de energia propiciada pela iluminação com LED. “O custo para a implantação do LED é 30% mais caro que o convencional, porém o valor do consumo mensal estimado (conta de energia mensal) é a metade ”, disse.

Outro diferencial do Terras da Estância é a usina fotovoltaica – uma estrutura capaz de transformar energia elétrica a partir da energia solar, que será instalada no telhado do depósito existente no loteamento. O recurso trará uma significativa economia para os moradores, pois a energia gerada a partir da usina é repassada para a concessionária CPFL, que, por sua vez, a “reverte” em crédito para o condomínio. De maneira mais simples, Tanaka explica que a usina fotovoltaica basicamente capta a luz solar em painéis fotovoltaicos e a converte em energia elétrica.

Sede totalmente mobiliada e decorada

A FTA também se preocupou em entregar a sede, o depósito e as portarias totalmente mobiliados e decorados, com cadeiras, sofás, mesas, bancos, armários, fogões, geladeiras, cervejeira, char broiler, forno de micro-ondas, entre outros.

Os minicampos de futebol e as quadras poliesportivas que estavam previstos em contrato serão entregues totalmente equipados (com iluminação, rede de proteção etc).

A FTA decidiu ainda “presentear” os compradores de lotes com um projeto de paisagismo que contempla as portarias, o canteiro central da avenida comercial e todas as praças. “O projeto foi desenvolvido por paisagista e irá embelezar bastante o empreendimento”, afirmou o engenheiro.

E ainda dentro do “espírito de Natal”, a FTA providenciará a colocação de esculturas de aço que embelezarão alguns pontos do loteamento. Segundo Tanaka, foram projetadas para ficar no canteiro central da avenida comercial.

Com essas iniciativas, a FTA garante para seus clientes “um presentão” de Ano Novo, lembrando ainda que o comprador não pagará a contribuição à Associação (“taxa de condomínio”) até a entrega total das obras, podendo festejar a economia que terá por só começar a pagar a taxa em abril, e mesmo assim terá antecipadamente assegurada a aprovação do projeto de sua casa e poderá iniciar as obras de construção.

Feliz Natal e um 2019 realizador!

FTA entrega obras do TVO e presenteia moradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *