A FTA celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado mundialmente no dia 5 de junho, com uma ação no mínimo inspiradora. No dia 9, a loteadora convidou os proprietários de terrenos no Terras da Estância para participar com suas famílias do plantio coletivo de mudas adultas de árvores nativas da região no bosque privativo de 76 mil m². O resultado da ação não poderia ter sido melhor: mais de 500 mudas foram plantadas, o que deu para os organizadores do evento a certeza de que a iniciativa foi um sucesso, marcado ainda pela efetiva participação dos “convidados”, muitos deles emocionados com o exemplo de cidadania que haviam acabado de dar.
Para orientar o plantio das mudas, a FTA “escalou” o engenheiro agrônomo José Fernando Calistron Valle. Segundo ele, todas as espécies escolhidas eram exclusivamente nativas e obedeciam à dinâmica da floresta natural. De acordo com Valle, as árvores plantadas em 2018 no Terras da Estância poderão ser contempladas em meio a um bosque denso. “Também buscamos contemplar a qualidade ambiental para o morador. Muitas espécies são frutíferas. Algumas das frutas poderão ser consumidas, outras servirão de alimentos para os pássaros e para alguns pequenos mamíferos existentes na área.”
O “cardápio” de frutas que foi definido pelo agrônomo inclui goiabas, jabuticabas, pitangas, amoras: todas nativas do Brasil. “A intenção na elaboração do projeto foi oferecer ao morador uma área de lazer onde ele poderá caminhar à sombra e eventualmente se deleitar com as frutas.” Conforme Valle, em aproximadamente três anos, uma floresta já estará formada na área, com árvores com alturas que variarão entre seis e oito metros.
A variedade de espécies que serão encontradas no Bosque do Terras da Estância inclui pau-brasil, ipês amarelo, rosa e branco, jequitibás, e outras de alto valor ambiental, como a sandra d’água, a arueira, entre outras. “Estamos utilizando 85 espécies diferentes, de modo que o bosque se torne também uma área de conhecimento sobre as espécies que podemos encontrar em nossa flora.”
Gerações futuras
Rodolfo Ribeiro de Paula levou o filho de três anos para participar do evento e, por causa da criança, afirmou que se sentiu motivado a participar do plantio. “Vai ser muito bom ele ver a árvore daqui uns anos e saber que fomos nós que a plantamos. É muito legal ter essa preocupação com as gerações futuras. Nos dias de hoje, a gente só vê desmatamento e desrespeito com a natureza.”
A mulher de Rodolfo, Aline Carvalho Valente, comemorou a oportunidade de poder plantar na área onde está o primeiro terreno adquirido pelo casal. Ela também se mostrou entusiasmada com a chance de o filho Enzo poder ver de perto uma ação em prol do meio ambiente. “Ele vai poder crescer junto com as árvores e até seu filho poderá viver num local tão bonito.”
Perto da natureza
O casal Karen e João Marcelo dos Santos, acompanhado da filha Júlia, participou do plantio promovido pela FTA. Os três escolheram uma muda de pau-brasil para ser plantada no Bosque do Terras da Estância. Karen foi enfática em afirmar que a iniciativa da empreendedora promoveu um contato mais próximo dos participantes com a natureza.
“Isso é ótimo, principalmente porque acontece dentro da cidade. Estamos muito felizes por ter a chance de mostrar de pertinho para nossa filha uma muda do pau-brasil, uma espécie tão importante para o País”, comentou.