Como empreender uma gleba

Postado :
22 de fevereiro de 2022
Postado :
Regina
Compartilhar :

Para assegurar os melhores resultados em um investimento no ramo imobiliário, é altamente recomendável aumentar os conhecimentos acerca do setor, de maneira que se possa aproveitar todas as excelentes oportunidades que o mercado oferece no Brasil. Pensando nisso, preparamos um post explicando o que é uma gleba e qual a sua importância.
Trata-se de um conceito bastante básico, mas que nem sempre é dominado por quem está empreendendo na área. No contexto de um loteamento, analisar algumas características na hora da escolha pode fazer toda a diferença no potencial de valorização e revenda. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

O que é uma gleba?
Uma gleba é um terreno que ainda não passou pelas adequações à legislação e regulamentações, sejam elas regionais ou nacionais. Ou seja, é um pedaço de terra crua, que pode dar origem à uma série de empreendimentos imobiliários, como um loteamento. Para isso, ela passará por adaptações, para que possa ser chamada de lote.
Quando uma incorporadora, loteadora ou mesmo alguém que esteja empreendendo no segmento precisa escolher a gleba ideal para o seu projeto, é muito importante considerar alguns aspectos e entender a viabilidade da aquisição. Inclusive, vale lembrar que é necessário fazer um requerimento para a prefeitura local, solicitando as devidas regularizações.

Qual a importância de escolher bem?
Como dissemos, escolher bem uma gleba fará toda a diferença no sucesso ou fracasso de um futuro empreendimento. Isso é muito importante, especialmente se considerarmos que, de uma forma geral, desenvolver loteamentos pode ser uma das melhores estratégicas de se obter excelentes lucratividades dentro do mercado imobiliário brasileiro.
Por isso, a elaboração de estudos de viabilidade urbanística e uma verificação minuciosa de alguns detalhes do terreno, por exemplo, são uma escolha inteligente para quem quer ter mais embasamento para sua tomada de decisão. Com isso, fica mais simples conhecer a infraestrutura necessária ao empreendimento e entender a futura demanda de aquisição.

Como escolher uma gleba?
Agora que você já compreendeu o que é uma gleba e viu qual a importância de escolher bem, vamos partir para dicas mais práticas. Não importa se você está começando agora ou se já trabalha no setor há anos: agir com prudência e inteligência é sempre o melhor caminho para bons lucros. Confira, a seguir, como fazer isso.

Analise a localização
A primeira etapa para escolher melhor uma gleba é analisar a localização. Muitos especialistas consideram este como o aspecto mais importante de qualquer empreendimento imobiliário e, definitivamente, existem muitos motivos para isso. Uma boa medida é dar uma olhada no entorno, para verificar se já existe a infraestrutura adequada para o empreendimento.
Avalie, por exemplo, se a área possui fácil acesso e se é bem atendida pelo transporte público, com linhas e pontos de ônibus nas redondezas. Além disso, não se esqueça que os serviços básicos precisam estar presentes, como água, luz, internet e saneamento. A presença de estabelecimentos comerciais, como mercados e farmácias, também é muito bem-vinda.

Conheça a situação jurídica
Não é novidade para ninguém que o Brasil é um país extremamente burocrático e que, dependendo da cidade, existem inúmeros terrenos em situação não consonante com o que manda a nossa legislação. Por isso, conhecer a situação jurídica da gleba é indispensável, sobretudo para evitar dores de cabeça desnecessárias no futuro.
Tome conhecimento de toda a parte legal e econômica antes de fechar a compra, verificando se existem impostos, taxas e contribuições em aberto, como IPTU e ITR. Mesmo que você encontre dívidas, isso não quer dizer que o negócio deve ser cancelado, mas sim que há margem para negociações e, de quebra, bons descontos.

Observe eventuais restrições
Outro ponto que merece atenção por quem está pensando em comprar uma gleba é quanto às eventuais restrições que o mercado imobiliário local pode oferecer, tanto na parte legal quanto estrutural. É fundamental, por exemplo, conhecer a declividade e as curvas de nível da área, o que só é possível com um bom estudo topográfico.
Além disso, você deve observar a legislação municipal, conhecendo a lei de parcelamento do solo e do zoneamento, bem como os parâmetros de ocupação definidos para a região. A presença de matas, rios, linhas de alta tensão ou ferrovias também são fatores que serão determinantes na hora de calcular os gastos e o custo-benefício do projeto.

Avalie o mercado local
Não parece ser muito recomendável investir grandes recursos em um empreendimento sem conhecer o mercado imobiliário local, não é mesmo? Por isso, no seu estudo prévio, você deve incluir todos os dados pertinentes acerca de como anda o segmento no município em questão. Isso ajudará, por exemplo, a direcionar o tipo de projeto mais adequado para a região.
Entre as informações que você não pode deixar de analisar, podemos destacar o tamanho da população, o potencial de desenvolvimento, as principais atividades econômicas praticadas, a condição social e as demais estatísticas dos habitantes. Também vale à pena descobrir quem serão seus principais concorrentes, até para saber como superá-los.

Verifique o nível de demanda
Por fim, para escolher a gleba ideal, chegou a hora de conhecer o nível de demanda efetivo para o seu empreendimento. Com todas as informações que você colheu até aqui, fica mais simples traçar um panorama preciso, compreendendo, de maneira mais precisa e complexa, o que as pessoas do local estão precisando em termos de mercado imobiliário.
O sucesso do seu projeto está em oferecer diferenciais que impulsionem a frequência de compradores em potencial por ali. Também será preciso pensar em longo prazo, tendo em vista que é provável que tudo leve algum tempo para ficar pronto. Por isso, sempre considere um período de 2 a 4 anos e o que você pode fazer para impulsionar e valorizar a região.

Agora você não apenas sabe o que é uma gleba, como também está totalmente preparado para escolher com sabedoria e obter excelentes lucratividades com o seu futuro empreendimento.

Gostou de aprender o que é uma gleba? Quer transformar uma gleba em um verdadeiro bairro urbanizado? Então, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

    Agende sua Visita